segunda arrastada

image

>

Sempre tive curiosidade sobra a bandeira da Paraíba, o que raios seria aquele “Nego”? Vasculhando a internet que hoje estava ultra boring (diga-se de passagem), consegui satisfazer minha curiosidade.

>

Primeiro, a motivação das cores: o vermelho representando a cor da Aliança Liberal – união de opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República criada em 1929 – e o preto, luto em homenagem ao ex-governador do Estado, João Pessoa, morto em 1930 e que hoje dá nome à capital.

>

A palavra “Nego”, em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha.  A palavra “Nego” nesse símbolo paraibano é uma derivação do verbo negar, mais precisamente a conjugação no presente do indicativo da primeira pessoa do singular… à época de sua criação, 1930, e de sua oficialização, 1965, a letra “e” do verbo possuía acento agudo, portanto facilitava seu entendimento.

>

Mas por que tal palavra surge na bandeira? É, também, homenagem a João Pessoa, que não aceitou o sucessor indicado pelo presidente do Brasil à época, Washington Luís. Era a época da política do Café com Leite, que revezava o presidente entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

>

Washington Luís optou por repetir um representante paulista, o que causou a revolta de outros Estados. João Pessoa não teria usado exatamente essa palavra, porém ela ficou como um símbolo da “revolta” paraibana.

>

Aqui a matéria foi praticamente (cerca de 98,5%) crtl c+ ctrl v. Originalmente publicada em:

>

http://1l2.us/Kn(seção Educação do canal Terra)

>

snakebites

Sobre eudoras
Eudora continua (tentando) rumar à leste...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: