Geração YZ…

>

Acho que tenho alguns genes da geração Y (atualmente chamada Z). Sim, essa garotada que quer tudo para anteontem e que está mais antenada no virtual do que no real. Tenho notado uma certa ansiedade, uma coisa de não conseguir esperar um, dois dias a mais.

>

Recordo-me de como as coisas eram há 10, 15 anos. Ok, eu já usava e-mail, mas ainda recebia e enviava cartinhas via correios. E aguardar uma cartinha era algo de fantástico. Eu sabia o horário do “meu” carteiro (rs). E era sempre o mesmo carteiro (!), nunca cheguei a travar uma conversa de verdade com ele, lamento por essa desatenção (ou insensibilidade). O amarelinho foi o portador das missivas mais queridas, esperadas e, vez por outra, perfumadas (recebia carta até com aroma de chocolate!).

>

Não mais me correspondo por cartas, essa tal de internet aliviou parcela da ansiedade, mas aniquilou um pouco do romantismo… E fez surgir uma nova ansiedade, no momento rôo* a pouca queratina dos dedos e fico pirando pelos produtinhos que deveriam brotar, crescer e cair nas minhas mãos em menos de 24 horas, isto é, aqueles pedidos online.

>

Agora, quando fico pra receber o que quer que seja meus dias mudam de figura e a cada carro eu silencio a casa inteira pra conseguir ouvir o “novo carteiro” no meu portão (a shivosa só apresenta uma manifestação mais efusiva quando conhece quem está do outro lado do portão) Aff!

>

* Tive que consultar o pai de todos os burros… Confesso que a dúvida quase me consumiu (rs). Ah, provavelmente o vocábulo perdeu o acento, mas tenho até 2012 pra me ambientar (por enquanto só não tenho acentuado ideia, europeia e outros ditongos abertos de paroxítonas. Na verdade, foram as únicas que consegui “decorar” hehe).

>

Apenas a título de curiosidade (honestamente? eu não me lembrava de tantos tempos verbais…):

>

Presente do Indicativo

Pretérito Perfeito

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Pretérito Mais-que-perfeito

eu rôo

tu róis

ele rói

nós roemos

vós roeis

eles roem

eu roí

tu roeste

ele roeu

nós roemos

vós roestes

eles roeram

eu roía

tu roías

ele roía

nós roíamos

vós roíeis

eles roíam

eu roera

tu roeras

ele roera

nós roêramos

vós roêreis

eles roeram

Futuro do Presente

Futuro do Pretérito

Presente do Subjuntivo

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

eu roerei

tu roerás

ele roerá

nós roeremos

vós roereis

eles roerão

eu roeria

tu roerias

ele roeria

nós roeríamos

vós roeríeis

eles roeriam

eu roa

tu roas

ele roa

nós roamos

vós roais

eles roam

eu roesse

tu roesses

ele roesse

nós roêssemos

vós roêsseis

eles roessem

Futuro do Subjuntivo

Imperativo Afirmativo

Infinitivo Pessoal

Gerúndio

eu roer

tu roeres

ele roer

nós roermos

vós roerdes

eles roerem

rói tu

roa ele

roamos nós

roei vós

roam eles

eu roer

tu roeres

ele roer

nós roermos

vós roerdes

eles roerem

roendo

Particípio

roído

>

snakebites

Sobre eudoras
Eudora continua (tentando) rumar à leste...

Deixe uma resposta

